Forças

Eixo Temático III- Construindo Modelos
Tema 11- O mundo muito grande
Tópico 24- Força e inércia
Habilidade 24.0- Compreender inércia como tendência dos corpos em prosseguir em movimento em linha reta e velocidade constante ou em repouso.

Introdução


  Para muitas pessoas, uma força é um puxão ou um empurrão. De fato, quando você empurra ou puxa o carrinho no supermercado, você faz força. Para o estudo das forças e de outros fatores que influenciam diretamente no movimento dos corpos, utilizaremos a dinâmica, que é o campo de estudo da Física em que são discutidas as causas do movimento.






Tarefa



  Em dupla, vocês deverão ler e assistir, os textos e os vídeos propostos, responder as perguntas relâmpagos e  realizar as pesquisas indicadas.
           Ao final farão as atividades propostas, demonstrando a aprendizagem que obtiveram nesta aula.




Processo





Como vimos na introdução será que a força é apenas um puxão ou empurrão?





Assista ao vídeo e anote suas considerações.

  Força: É a causa capaz de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo, ou de lhe causar uma deformação temporária ou definitiva.
  Você percebe que uma força coloca um corpo em movimento (empurrar o carrinho) ou para o movimento de um corpo (segurar a bola). Forças também podem mudar a direção ou o sentido do movimento (rebater a bola), deformar corpo (espremer o tubo de creme dental) e equilibrar outras forças (ao segurar o caderno, você equilibra a força de gravidade sobre ele). O aparelho utilizado para medir a intensidade das forças é o dinamômetro.

  A força, é uma grandeza vetorial e é indicada por


  A unidade para medir a intensidade ou o módulo de uma força, no Sistema Internacional de Unidades, é o newton, cujo símbolo é 

N

  Uma força é formada pelos seguintes elementos:

Intensidade: é o valor da força aplicada.

Sentido: é a orientação que tem a força na direção (esquerda, direita, cima, baixo).

Direção: é a linha de atuação da força (horizontal, vertical, diagonal).


Exemplo: Renato realiza uma força de 30N em uma caixa para empurrá-la. Podemos observar que essa informação não está completa e, provavelmente, você irá pensar: em qual direção? Em qual sentido?
Para descrever o vetor força que Renato está aplicando na caixa, devemos considerar a intensidade, sentido e direção de sua força.
Intensidade:     = 30N
Sentido: direita para esquerda
Direção: horizontal

Sistemas de forças

  Em nosso dia a dia, podemos encontrar várias situações em que um conjunto de forças atua em um corpo. Nesse caso, temos um sistema de forças atuando nesse corpo; cada uma dessas forças é chamada componente. A força que produz o mesmo efeito que todas as outras chama-se força resultante.
  Veja a seguir alguns sistemas de força.
a) Forças de mesma direção e mesmos sentidos - A intensidade da resultante é igual à soma das intensidades das forças componentes. A direção e o sentido permanecem os mesmos.


b) Forças de mesma direção e sentidos opostos - A intensidade da resultante é igual à diferença entre as intensidades das forças componentes. A direção é a mesma e o sentido é o da maior força componentes.


c) Forças em direções diferentes - As são em direções diferentes, formando um ângulo entre si. O módulo de vetor é diretamente proporcional à intensidade da força. A fórmula que permite calcular a resultante, é: 






Avaliação





  Força é a capacidade de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo, ou de lhe causar uma deformação temporária ou definitiva. O aparelho utilizado para medir a intensidade das forças é o dinamômetroUma força é formada pelos elementos: Intensidade, Sentido e Direção. 
  O conjunto de forças é dado como Sistemas de Forças. Temos os seguintes sistemas: Forças de mesma direção e mesmos sentidos; Forças de mesma direção e sentidos opostos e Forças em direções diferentes.




 Pesquise os outros tipos de forças.





Créditos


Francielly Silva Maximiano
Analista Pedagógico/Ciências
SRE Campo Belo


Elaborada dia 21/01/2014





Gewandsznajder, Fernando Ciências/Fernando Gewandsznajder.9º ano. 4ª edição, São Paulo: Ática, 2009.

Projeto radix: ciências, 9º ano?Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, Elisangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção projeto radix).

Site: www.grupoescolar.com/pesquisa/forcas.html - Acesso dia 20/01/2014.

Site: http://www.youtube.com/

  


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